IMPORTANTE: A matéria está sendo publicada em tempos de pandemia causada pelo Coronavírus. Se possível, #fiqueemcasa ou #usemascara
Belezas naturais inacreditáveis, locais históricos e um bairro de primeiro mundo. A cidade de Palhoça possui encantos únicos que fazem dela um dos locais mais bonitos do Sul do Brasil.
Fundado em 1894, o municipio que completa 127 anos no ano próximo tem umas população estimada em 175.272 habitantes, segundo estimativas do próprio IBGE. Ainda, Palhoça faz limite com as cidades de São José, ao norte, Santo Amaro da Imperatriz a oeste, e Paulo Lopes ao sul, sendo banhado pela baía sul da Ilha de Santa Catarina e o Oceano Atlântico.
Selecionamos quatro locais que consideramos essenciais para a cidade. Vamos lá?
Praia Guarda do Embaú
Eleita em 2016 como a nona Reserva Mundial de Surf (RMS), titulação criada pela ONG Save The Waves Coalition (STW), a praia vem ganhando cada vez mais adeptos do Brasil e no mundo, onde cada vez mais turistas e amantes da natureza se encontrar para celebrar a vida e aproveitar a praia paradisíaca.
O único acesso para chegar ao mar é pelo Rio da Madre, que pode ser atravessado a nado, de canoa ou a pé, na maré baixa. Na margem esquerda do rio, podem ser encontrados vestígios de arte rupestre.
Enseada do Brito
O bairro teve sua fundação em 1750 e preserva a cultura açoriana. A praça do bairro, recém reformada é um convite para uma viagem ao passado.
A maricultura é muito presente na região e é possível conseguir mariscos da melhor qualidade. Ainda, um grande atrativo é o Casário Centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico.
Mirante da Pedra do Urubú
Com acesso pelo lado esquerdo da trilha na entrada do Rio da Madre, a caminhada até o mirante natural dura em torno de 30 minutos. Do mirante, é possível avistar a Guarda, a Pinheira, Garopaba e Paulo Lopes, além de ter a imagem do rio desembocando no Oceano Atlântico.
Passeio Pedra Branca
Existe um conceito diferenciado em lazer e compras e ele está localizado no bairro criativo Cidade Pedra Branca.
O shopping a céu aberto, com calçadas largas que priorizam a caminhada e o contato com a natureza fazem do local um centro diferenciado. Outro destaque importante são as opções gastronômicas, que agradam todos os paladares e os bolsos.
O que achou destes locais? Quais estão faltando em nossa lista? Escreva para nós.