Com a divulgação dos números do IBGE sobre Palhoça, fiz algumas reflexões sobre a cidade que escolhi para viver, trabalhar e formar minha família.

Fecho os olhos e lembro da primeira vez que estive em Palhoça. A falta de prédios, grandes extensões de terra, a Cidade Criativa Pedra Branca era apenas um sonho… o ano era 2003 e eu estudava na Escola Venceslau Bueno, todo um símbolo para os palhocenses. E de lá pra cá, muita coisa mudou por aqui, não é mesmo?

Atualmente, com mais de 222 mil habitantes, Palhoça se destaca como o sétimo município de SC com maior número de habitantes, além de atrair diversas empresas e capitais para um rápido desenvolvimento econômico. Parece até um sonho!

Contudo, além do crescimento e a prosperidade, também vislumbro alguns desafios que devemos encarar enquanto cidade nos próximos anos. Alavanquei eles em 5 tópicos, os seguintes assuntos: planejamento urbano e sustentabilidade; mobilidade urbana; educação; preservação ambiental e Empreendedorismo

Na minha opinião, é fundamental enfrentarmos esses “problemas” de maneira responsável e consciente, garantindo que o crescimento seja sustentável e beneficie a todos os cidadãos.

1. Planejamento Urbano e Sustentabilidade

Um dos principais desafios é o planejamento urbano adequado, que leve em consideração o crescimento ordenado da cidade e a preservação de suas áreas verdes. É essencial promover o desenvolvimento urbano sustentável, com investimentos em infraestrutura, saneamento básico, transporte público eficiente e áreas de lazer para a população.

A Cidade Criativa Pedra Branca é um ótimo exemplo de crescimento organizado, prosperidade e progresso. Que o exemplo bom seja multiplicado pela iniciativa privada e pela pública também!

2. Mobilidade Urbana

Esse todo mundo conhece e, infelizmente, piora com o tempo. Quem aqui não ficou preso no trânsito para ir no Centro de Palhoça, saindo dos bairros? Com o aumento da população e da frota de veículos, é imprescindível investir em soluções de mobilidade urbana que reduzam o congestionamento e melhorem a qualidade de vida dos moradores.

Incentivar o uso de transporte público, bicicletas e soluções de mobilidade sustentável pode ser um caminho para enfrentar esse desafio.

3. Preservação Ambiental

Nossa riqueza natural é inacreditável! Temos praias, montanhas, mata nativa… sem dúvidas, é um dos maiores tesouros de Palhoça. Por isso, ao meu ver, garantir a preservação de suas áreas de proteção ambiental, a sustentabilidade dos recursos naturais e a conscientização sobre a importância da conservação são aspectos fundamentais para o crescimento equilibrado da cidade.

4. Educação e Qualificação Profissional

Tudo o que é bom, pode melhorar. Para sustentar o crescimento econômico e social, é preciso investir na educação e na qualificação profissional da população.

Iniciativas que estimulem a formação de mão de obra qualificada e o empreendedorismo local como o Acelera Palhoça, programa de aceleração do INAITEC, contribuem para o desenvolvimento sustentável da cidade.

5. Empreendedorismo

Eu acredito que, enfrentar esses desafios, requer uma abordagem colaborativa, envolvendo governo, empresas, organizações da sociedade civil e a população em geral. E o empreendedorismo, ao meu ver, é a chave para um crescimento ordenado e integrado. 

Por isso, convido a todos a participar do Empreende Palhoça! O maior evento de empreendedorismo da cidade, onde terão mais de 500 pessoas reunidas! Afinal, Palhoça é a cidade que mais cresce na Grande Florianópolis, sendo a 9ª maior economia de Santa Catarina. Os números mostram que é um fato: desde os anos 1970, o município tem apresentado um crescimento vertiginoso, pulando de pouco mais de 20 mil habitantes para um universo de mais de 236 mil, segundo a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O evento acontece no dia 5 de outubro no Firenze Business Park. As inscrições já estão abertas, mas são limitadas. Por isso, não deixe para última hora e garanta sua presença e participação.

Vamos construir nossa cidade juntos? Espero vocês no Empreende Palhoça!

Texto escrito por Ornella Di Lullo. Ela é mãe, empreendedora, entusiasta da vida em comunidade, adulta voluntária no Movimento Escoteiro e CEO Founder do Studio Viva.