Situada no Parque Tecnológico, a poucos metros do coração do Passeio Pedra Branca, a escola de Arqueiria Wolff é um berço de campeões e, quiçá, traga medalhas olímpicas num futuro próximo, para quem curte Arco e Flecha.

Você já parou para pensar quantos esportes podemos praticar? Sem sombra de dúvidas, são inúmeras possibilidades, nos mais variados cenários. Agora, existe um esporte que é praticado no bairro Pedra Branca que vem angariando cada vez mais pessoas e, sobretudo, jovens.

Por isso, conheça o Tiro com arco, um esporte presente no bairro, podendo ser praticado com na Arqueiria Wolff. E foi aí que conversamos com o Fernando Wolff Swatowiski, que nos falou um pouco sobre o esporte, regras e como jovens do bairro Cidade Pedra Branca estão se tornando futuros campeões.

A HISTÓRIA DO TIRO COM ARCO

Na classificação das grandes invenções da humanidade, o arco e flecha ocupa posição de destaque. Com registros que remontam à Pré-História, essa ferramenta permitiu ao homem ampliar a capacidade de caça e, posteriormente, mudou a forma dos combates nas guerras, passando a ser utilizada como uma das principais armas durante séculos.

Com a descoberta da pólvora e o desenvolvimento de armas mais poderosas, o arqueirismo se transformou em esporte e passou a ser praticado em vários países.

Na trajetória dos Jogos Olímpicos, o arco e flecha foi incluído na disputa muito antes da fundação da FITA. Na edição de Paris, em 1900, houve competição da modalidade pela primeira vez, tendo se repetido nos Jogos de St. Louis-1904, Londres-1908, e Antuérpia-1920.

O tiro com arco chegou ao Brasil na década de 1950, pelas mãos de Adolpho Porta, um comissário de vôo da Panair do Brasil. Em 1991, nasceu a Federação Brasileira de Tiro com Arco, mas a primeira participação do Brasil em Olimpíadas ocorreu bem antes disso, em 1980, nos Jogos de Moscou.

A CHEGADA DO ARCO E FLECHA AO BAIRRO CIDADE PEDRA BRANCA

Fernando nos conta que começou a praticar arco e flecha no bairro em 2006, sendo pioneiro no Estado de Santa Catarina. No começo, a prática era realizada na Rua das Palmeiras, num local público, onde aos poucos os olhares curiosos começaram a se tornar praticantes do esporte.

Já no ano de 2017 surge o Clube de Arqueiria Wolff, na atual estrutura, localizada na Avenida das Águias. Num espaço totalmente propício, crianças, jovens e adultos desenvolvem e praticam este esporte, que ganha cada vez mais adeptos.

Fernando também nos conta que, atualmente, o bairro é local de diversas provas de Tiro com Arco, assim como as cidades de Chapecó e Gaspar.

A popularidade do esporte já está colhendo frutos: não é raro que jovens estejam entre os primeiros lugares de sua categoria, nas diversas competições que acontecem durante o ano todo.

Durante a conversa, Fernando ressaltou que não existe idade para começar no esporte. É recomendado para toda pessoa que queira desenvolver novas habilidades e uma melhora na qualidade de vida.

Você ficou com vontade de saber mais sobre o esporte e como praticar tiro com arco no bairro Pedra Branca? Então pode entrar em contato através do instagram @arqueiriawolff ou pelo site https://www.pratiquearco.com.br/. Aproveitamos também para agradecer ao Fernando pela ótima receptividade!

CONTEÚDO BÔNUS: DUAS CURIOSIDADES SOBRE ARCO E FLECHA

Robin Hood

O lendário herói da Idade Média empresta seu nome a uma das jogadas mais raras do tiro com arco: aquela em que o atleta consegue acertar a parte de trás de uma flecha que já está fincada no alvo e, assim, partir a flecha em questão. Quando isso ocorre, a jogada é chamada de Robin Hood e o atleta pode levar a flecha para casa para guardá-la como troféu de seu feito.

Recorde de medalhas

O belga Hubert Van Innis detém o recorde de medalhas conquistadas no tiro com arco em Olimpíadas. Nos Jogos de Paris-1900, ele faturou duas medalhas de ouro e uma da prata. Vinte anos depois, nas Olimpíadas da Antuérpia, em 1920, conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata.