Segurança é um assunto muito sério para nós. Por este motivo, convidamos para um bate-papo a Gestora da Infraestrutura e Segurança da Associação de Moradores do Bairro Cidade Pedra Branca, Ana Cristine Ávilla, para que nos conte um pouco do trabalho da AMO Pedra Branca no quesito de segurança. O resultado desta conversa está descrito abaixo. Boa leitura galera!

Como você descreveria o papel da AMO Pedra Branca em relação à segurança da comunidade?

A AMO tem um papel importantíssimo. Hoje, temos o reconhecimento das forças de segurança, que entendem as nossas demandas. Outra grande questão são nossas câmeras, por exemplo, além das câmeras da PRF, a AMO que possui as únicas câmeras de leitura de placas do município, que estão integradas no Sistema Bravo, que é utilizado por todos os policiais. Infelizmente não conseguimos zerar as ocorrências no bairro, mas com certeza minimizamos muito e temos auxiliado na identificação de mais de 90% das ocorrências da região.

Na sua opinião, quais são os principais desafios de segurança enfrentados pela sua associação de moradores?

Temos dois grandes desafios, um deles é a falta de entendimento de alguns moradores dos limites do serviço da vigilância privada e o maior deles, a falta de associados.

No bairro, todos se preocupam com a segurança, isso é ótimo. Todos relatam em grupos de whatsapp de suspeitos andando em determinada região… daí vem as respostas: “chama o monitoramento da AMO”. O problema acontece quando pegam “carona” com o vizinho que colabora com a AMO, mas acredito que apenas cerca de 20% das construções são associadas. Quando as pessoas entenderem que não adianta transformar sua casa em uma fortaleza, sem colaborar com o “todo”, vamos conseguir investir mais na segurança.

Como a AMO colabora com as autoridades locais ou agências de segurança para garantir a segurança da comunidade?

É muito gratificante ver que temos a grande possibilidade de colaborar com a segurança de uma região, por vezes, muito maior que nosso bairro. Nossa Central identifica praticamente todos os responsáveis, com o veículo de apoio, dos delitos que acontecem aqui. Nossos relatórios são respeitados e utilizados nos inquéritos policiais e auxiliam nas investigações.

Ainda, informamos a passagem de veículos com registro de furto/roubo às forças de segurança e muitos já foram abordados e recuperados aqui.

Como os moradores podem se envolver ativamente na promoção da segurança da comunidade?

Sendo solidário com seus vizinhos, um cuidando da casa do outro, ficar atento ao movimento estranho, aos barulhos na madrugada, cachorros latindo são por vezes sinal de que algo não está certo e, nós que temos uma associação tão representativa, se associando para que possamos ter mais câmeras, operadores de monitoramento e veículos com atendentes externos, circulando no bairro.

Neste ano tivemos grandes eventos no bairro e a segurança foi um verdadeiro sucesso! Como a AMO lida com a segurança em eventos ou atividades comunitárias?

Temos reuniões com organizadores, que apresentam a estrutura de segurança, solicitamos a Polícia Militar a necessidade de viaturas extras na região e sempre reforçamos nossa central com mais operadores e potencializamos o número de veículo de atendimento, que circulam pelo bairro.

Estamos chegando próximo da data de viagens de final do ano e férias. Que conselhos ou recomendações você daria aos moradores para aumentar sua segurança nesta época do ano?

Se possível, invista em sistema de alarme monitorado e se for associado, nos informe o período de afastamento, para que possamos organizar mais verificações preventivas da sua casa na sua ausência.

Para finalizar, como os moradores podem entrar em contato com a AMO Pedra Branca para ter mais informações a respeito da Segurança do bairro?

Os moradores que ainda não fazem parte da AMO, podem nos procurar no Instagram, no whatsapp da secretaria (48) 9101-8685; e-mail amo@amopedrabranca.com.br. Ou ainda, quando ver algum dos nossos atendentes externos, a bordo do nosso carro ou moto, fale com eles.  Com certeza eles irão repassar informações valiosas e todos terão a oportunidade de ver o quanto eles são parte do nosso bairro, com muita dedicação, eles cuidam da gente e do nosso patrimônio.

A Equipe do Viva Pedra Branca agradece demais Ana Cristine Ávilla, em nome da Associação de Moradores do Bairro Cidade Pedra Branca – AMO Pedra Branca, pelo tempo e pela grande explicação!