Em meio às ruas silenciosas e fachadas de casas do bairro Cidade Criativa Pedra Branca, se escondem segredos e histórias que desafiam a razão, despertando arrepios de diversos moradores e frequentadores.

Coisas que poucas pessoas sabem é que, hoje, você irá saber em primeira mão através desta matéria. Por isso, prepare-se para conhecer algumas das lendas de terror mais aterrorizantes, que assombram (ou assombram?) nosso bairro por várias gerações. A partir de agora, o real e o sobrenatural irão ficar no mesmo plano.

Você é corajoso o suficiente para ler até o final? Então boa leitura!

OS PIRATAS DO MORRO DA PEDRA BRANCA

Há séculos, muito antes de nosso bairro tornar-se o que é hoje, o Morro da Pedra Branca era um local que ficava na beira do mar. Com isso, era comum que diversos navios e embarcações utilizassem a costa para parar e se esconder, aproveitando a proximidade com a Ilha de Desterro e o fato de não possuir fortalezas no caminho.

Assim, conta-se que no auge desta época o misterioso navio espanhol “Perla Negra” encostou num local próximo do Morro da Pedra Branca e escondeu um tesouro roubado de diversas embarcações portuguesas. 

Segundo a crença popular, boa parte deste tesouro ainda se encontra enterrado na região e que jamais ninguém encontrou, pois o navio foi derrubado pela Marinha Britânica pouco tempo depois.

OS FANTASMAS DOS CORREDORES DA UNISUL

Muito concorrida durante o dia, a UniSul é uma das construções mais antigas do bairro e guarda alguns mistérios até hoje.

Conversamos com alguns seguranças patrimoniais, que não quiseram se identificar, mas que confirmaram os boatos que se falam pelo bairro: aparições espectrais, barulhos, choros e gritos são comuns entre aqueles que trabalham até tarde nos laboratórios, na sala ou na biblioteca.

Uma das aparições mais conhecidas (e temidas) é do antigo professor de Cálculo Ramon Gomes. Diz-se que sua figura de barba longa e cabelo grisalho é comum na Sala 134 F, pois é lá que ele sofreu um ataque ao coração fulminante, vindo a óbito em 2002. Durante o dia, alguns estudantes mais sensitivos afirmam que, ao se aproximarem do local, sentem uma onda de energia inexplicável.

Ainda, são ouvidos diversos sussurros e gritos durante o ímpeto das noites mais quentes do verão.

O MONSTRO DO LAGO DA PEDRA BRANCA

Um crime que muita gente preferiu esquecer, mas que temos o dever de lembrar: em 1988, num dia atipicamente quente para setembro, 4 jovens entraram escondidos para mergulhar no lago da Pedra Branca, que nessa época era particular. Os relatos de Joice, única jovem que sobreviveu, foram aterradores: seus 3 amigos foram puxados pra baixo d’água misteriosamente. Nunca ninguém foi achado. Joice ficou internada no hospital psiquiátrico de Colônia Santana até final de 2003, data de seu falecimento. Até esse momento, ela sussurrava que tinha visto uma criatura misteriosa, que puxou seus amigos com tentáculos.

Até o dia de hoje, ninguém sabe o que aconteceu naquele dia. Por isso, ninguém nada no lago da Pedra Branca!

UIVOS NO TECNOPARK, SERIAM APENAS CACHORROS?

Esta lenda é recente e também foi confirmada por vigilantes patrimoniais noturnos. Não é incomum ouvir, em dias de lua cheia, uivos fortes na escuridão do Tecnopark. Mas não seriam uivos normais. São grunhidos que trazem arrepios fortes.

É por isso que pouca gente usa o local para travessias noturnas. Isso gera muita desconfiança, até porque recentemente foram achados 4 cavalos mortos e os mesmos estavam totalmente esquartejados e com mordidas que sinalizavam um mamífero de grande porte.

E aí, você conhecia essas histórias? Conhece outra história macabra do bairro? Comente aqui embaixo e entre no clima de Halloween!

Halloween no Passeio Pedra Branca: Conheça a Programação de 2023

O dia mais aterrorizante do ano está chegando! Confira a programação do Halloween no Passeio Pedra Branca: 🎃

17h30 – Início dos Doces ou Travessuras* nas lojas participantes (enquanto durarem os estoques)

18h às 19h – Desfile de Fantasias (Praça Coberta – realização @alfarededeensino)

18h30 – Cortejo de Halloween (início em frente ao Restaurante Munique, primeira quadra do Passeio)

19h – Caça aos Doces – Realização @influxpalhoca

19h15 – Sessão de Cinema: A Familia Addams 2 – Pé Na Estrada

🗓️ dia 31 de outubro
🕙 das 17h30 às 21h

IMPORTANTE: ESTE É UM RELATO FICCIONAL, QUE CONTA UMA HISTÓRIA DE FANTASIA E QUE NÃO TEM NENHUM TEOR VERÍDICO. É UMA BRINCADEIRA DA EQUIPE DO STUDIO VIVA.